Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua da língua portuguesa sobre o tema Altas taxas de obesidade da população brasileira: como controlar?, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Índice de obesidade no Brasil aumenta 54% em seis anos
A incidência de obesidade entre os brasileiros aumentou 54% entre 2006 e 2012. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde divulgada ontem, esse mal atinge 17,1% da população do país. Em 2006, o porcentual era de 11,6%. Nesses seis anos, em nenhum momento houve recuo no avanço dos índices de obesidade.
“A hora é agora. Caso algo não seja feito nada, em dez anos podemos ter números semelhantes aos dos Estados Unidos”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a apresentação dos números. No país dos hambúrgueres, a obesidade atinge 27,7% da população.
Os dados da mesma pesquisa indicam que a maioria dos brasileiros adultos está acima do peso. Ao todo, 51% da população acima de 18 anos apresenta índice de massa corporal igual ou acima de 25. Os homens são maioria: 54,5% da população adulta do sexo masculino está gordinha. Entre as mulheres, esse índice é de 48,1%.
Quando se trata de obesidade, o quadro se inverte. Pelos dados do Ministério da Saúde, 17,7% das mulheres são obesas, enquanto a doença atinge 16,6% dos homens. A escolaridade é outro fator relevante. O índice de pessoas obesas com até oito anos de escolaridade é de 21,7%; entre os brasileiros com 12 ou mais os de estudo o porcentual é de 14,4%.
A diferença é mais acentuada entre as mulheres. De acordo com a pesquisa, a obesidade atinge 24,6% das brasileiras de menor escolaridade e apenas 12,9% das que estudaram 12 anos ou mais.
(Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/indice-de-obesidade-no-brasil-aumenta-54-em-seis-anos-c7zil1v339w2hjcj2cppimjpq)
(Fonte: https://newsemcimadahora.wordpress.com/)
(Fonte: http://tredsportssaude.blogspot.com.br)


Nenhum comentário:
Postar um comentário